TRABALHOS CIENTÍFICOS
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
15 de maio de 2024
COMUNICAÇÃO DO RESULTADO
31 de maio de 2024
1. Das datas de recebimento dos trabalhos
1.1. A data limite para o recebimento dos trabalhos será 15 de maio de 2024 (quarta-feira) até às 23:59, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição, isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
2. Do local para o envio dos trabalhos
2.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados através do preenchimento do formulário eletrônico com acesso através de link informado no final desta página. Resumos enviados por e-mail não serão aceitos. Eles devem ser classificados em um dos seguintes eixos:
Antimicrobianos
COVID-19
Educação médica em Infectologia
Hepatites virais
HIV/Aids
Imunizações
Infecções comunitárias
(pele e partes moles, ossos, articulações, infecções respiratórias, endocardites, sistema digestório, infecções do SNC, infecções urinárias, infecções sexualmente transmissíveis, sepse)
Infecções em transplantes e outros pacientes imunocomprometidos
(exceto HIV)
Infecções fúngicas
Infecções relacionadas à assistência à saúde
Infecções sexualmente transmissíveis
(diagnóstico, tratamento e prevenção)
Infecções virais
(todos os vírus, exceto HIV e hepatites)
Saúde global
(Medicina de viagem, Medicina Tropical, Parasitologia)
Tuberculose e outras infecções causadas por micobactérias
2.2. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.
2.3. Antes de enviar o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissões, 15 de maio de 2024. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele deverá encarregar-se de repassar aos demais autores.
2.4. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para quem o submeteu, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
2.5. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato com a Secretaria Executiva informando o evento e o problema ocorrido.
2.6. Não é permitido submeter o mesmo estudo para mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.
2.7. A Comissão Avaliadora de Trabalhos se reserva ao direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.
3. Da comissão julgadora
3.1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Avaliadora de Trabalhos do IV Congresso Centro Sul Brasileiro de Infectologia.
3.2. Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.
3.3. SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS ORIGINAIS, REVISÕES SISTEMÁTICAS COM METANÁLISES OU RELATOS DE CASO. REVISÕES DE LITERATURA, AINDA QUE SISTEMÁTICAS, NÃO SÃO ACEITAS E NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA ANÁLISE.
3.4. Relatos de caso somente são aceitos em condições excepcionais, se efetivamente tratarem de doenças ou apresentações atípicas, cujo conhecimento deva ser da comunidade de infectologistas.
3.5. O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho (pôster ou tema livre oral). Entretanto, a Comissão Avaliadora reserva-se ao direito de alterar esta escolha. A decisão final da Comissão Avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
3.6. A comunicação sobre a aprovação ou não será enviada para o e-mail do autor que submeteu o trabalho até o dia 31 de maio 2024.
4. Dos trabalhos
4.1. Os trabalhos deverão ser submetidos em língua portuguesa.
4.2. Um dos autores deverá estar inscrito IV CONGRESSO CENTRO-SUL BRASILEIRO DE INFECTOLOGIA – INFECTO CENTRO-SUL até 07 dias após a divulgação da aceitação do trabalho, ou seja, até o dia 27 de maio de 2024. O valor da inscrição obedecerá ao calendário progressivo estabelecido para o evento.
4.3. O resumo deverá ter no máximo 2500 caracteres (incluindo espaços), sem contar título e autoria/filiação, e obedecer às regras de formatação abaixo descritas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.
4.3.1.Título: incluir no local indicado o título completo do trabalho, contendo até 250 caracteres (incluindo espaços), primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.
4.3.2.Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso. O nome do apresentador deverá estar identificado. Em artigos originais serão permitidos até oito autores, em relatos de caso, até cinco autores. Não será permitido adicionar ou remover autores após o prazo de submissão.
4.3.3.Afiliação: as afiliações devem ser cadastradas no sistema. Somente é permitido uma instituição por autor.
4.3.3.1. Texto do resumo para artigos originais: utilizar parágrafos nas subdivisões (Introdução/Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar discussão como item separado. Apenas esses quatro itens serão considerados. Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos.
4.3.4.Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.
4.3.5.Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
4.3.6.Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.
4.3.7.Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 2500 caracteres.
4.4. Serão aceitos até 10 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores. Um autor pode ser o apresentador de no máximo 5 trabalhos.
4.5. Não envie vários resumos sobre facetas sobrepostas do mesmo projeto, a menos que cada resumo tenha informações importantes e novas, além de serem claramente independentes. Resumos repetitivos serão rejeitados.
4.6. Serão permitidas alterações e/ou correções nos trabalhos até o prazo final de inscrição, 29 de abril de 2024. Nenhuma alteração será aceita após este prazo.
4.7. Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
5. Da apresentação dos trabalhos selecionados
5.1. Do formato dos Pôsteres: os pôsteres serão apresentados no formato físico impresso, com as medidas de 0,90m de largura x 1,20m de altura.
5.2. Do formato Apresentação Oral: o trabalho será apresentado em sessão especial durante o Congresso, em data a ser definida. Os trabalhos selecionados para apresentação oral receberão o comunicado dos dados de apresentação até o dia 05 de junho de 2024.
5.3. O cronograma de apresentação dos trabalhos selecionados é estabelecido pela organização do congresso. Não será possível atender a solicitações de alterações de datas e horários. Caso esteja impossibilitado, o autor designado apresentador no momento da submissão do resumo poderá solicitar que um coautor inscrito no congresso apresente o trabalho. A solicitação para alteração do apresentador deverá ocorrer com até 10 dias de antecedência para o início do Congresso.
6. Certificado
6.1. O certificado será em formato eletrônico. Os autores que apresentarem seus trabalhos poderão emitir seus certificados via site do IV Congresso Centro Sul Brasileiro de Infectologia – INFECTO CENTRO SUL, no prazo de 7 dias úteis após o término do evento.
6.2. A não apresentação do trabalho científico implicará em não fornecimento do certificado.
6.3. Será emitido um certificado por trabalho com os nomes de todos os autores na ordem em que foi cadastrada no sistema. Não será emitido certificado de apresentador.
7. Disposições Gerais
7.1. Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão de Trabalhos do IV Congresso Centro Sul Brasileiro de Infectologia – INFECTO CENTRO SUL.
Em caso de dúvidas, favor contatar: